quarta-feira, dezembro 20, 2006

TERTO RIBEIRO

A idéia de que o homem já nascia pronto fazia parte de mitos que influenciaram as ciências humanas. Mas no decorrer da história pudemos observar que o homem é um ser que vive aprendendo constantemente, sendo que este aprendizado vem de muito cedo e faz parte de traços que são herdados a partir do contato com o ambiente em que nos relacionamos.
Observamos então que o homem ao longo do seu processo de desenvolvimento socio-historico, passou por transformações biológicas, mas que essas modificações hereditárias não determinaram o seu desenvolvimento, mas lhe deu sustentação para poder apropriar-se da cultura e formar suas capacidades de aprendizagem.
Esse aprendizado se dava através dos contatos humanos com o mundo dos objetos e com os fenômenos da sua realidade objetiva, que faz parte do processo histórico do desenvolvimento humano, ou seja, a compreensão do mundo da ciência e das idéias entre outros conceitos, então analisamos que a assimilação pelo homem, de sua cultura é um processo de reprodução das propriedades e aptidões históricas formadas pela espécie humana.
Assim sendo analisamos que o homem precisou adquirir aptidões para poder satisfazer as suas necessidades que foram sendo construídas através do desenvolvimento histórico da humanidade.



BIBLIOGRAFIA
BECKER, F. A epistemologia do professor: o cotidiano da sala. R.J: vozes, 1993

0 Comments:

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home