quarta-feira, dezembro 20, 2006

GILDA DA SILVA

A questão da aprendizagem humana tem sido muito abordada ao longo do tempo, por diversas teorias de diversos pensadores onde cada um expressa sua própria maneira de ensinar e aprender. Segundo John Locke a mente da criança é uma “tela branca “, para ele o aprendizado depende primordialmente das informações e vivências às quais a criança é submetida e que ela absorve de modo relativamente previsível e passivo(Nova escola 2006). O Behaviorismo também prega que o aprendizado depende do meio em que se esta inserido, porém diferencia-se do Empirismo de John Locke, pois, enquanto este diz que o educador deve passar suas vivências para o aluno, o Behaviorismo quer estimular este aluno em busca de uma resposta,esse processo é denominado “ Estimulo resposta” pelos behavioristas, já o racionalismo diz que a criança já nasce com o conhecimento pré-formado precisando apenas de uma mediação para se desenvolver. Atualmente destaca-se o Interacionismo que trata a criança como um ser dinâmico que interage com a realidade, que pensa, que constrói e que age. São muitas as teorias em torno dessa questão embora ainda não tenha uma resposta pronta e acabada pois, o conhecimento esta em constante desenvolvimento e o ser humano sempre encontrando novos métodos de ensinar e aprender. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS: DOURADO, Emanuela O. C. Ampliando o olhar – as dinâmicas e as teorias do conhecimento ( monografia não publicada). VYGOTSKY, como Interacionista ( DAVIS e OLIVEIRA ,1990 ) NOVA ESCOLA , edição grandes pensadores ( Vol. 2 2006 )

0 Comments:

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home