sábado, dezembro 23, 2006

Elieide Farias Silva

COMO O SER HUMANO APRENDE

Aprender é construir competência, é fazer o que antes não se conseguia. E é através da educação que se dá esse processo de aquisição e construção.
Aprender é uma capacidade que o ser humano tem, mas não nascemos com ela, temos que adquiri-la através da aprendizagem.
A criança em sua fase inicial de aprendizagem aprende por imitação, imitando as coisas externas como: gestos, falar, caminhar, vestir etc., mas também imita qualidades internas de pessoas com as quais convive e com quem aprende a pensar.
Passando essa fase da imitação, a criança começa a procurar alguém que lhe mostre todo esse mundo exterior, um mediador em quem possa confiar como antes confiou no meio que a envolvia.
E normalmente é o professor que conduz a criança nesse caminho das descobertas e conhecimentos, mas o educador deve ter em mente que a criança não deve ser apenas educada para aprender, mas para crescer e completar esse processo de desenvolvimento e maturação de forma equilibrada.
Mesmo porque a educação de uma criança não se dá apenas pela absorção de grandes quantidades de informação elas são indivíduos diferentes, portanto não devem ser obrigadas a aprender as mesmas coisas, com o mesmo método, no mesmo ritmo e momento, deve-se respeitar seu interesse e aptidão
Lembrando que a aprendizagem só acontece se o aluno for ativo, se tiver interesse pelo o que faz, e será bem sucedida dependendo do que ele faz, não do que o professor faz nele.
O ser humano não aprende sozinho, e, portanto não se educa sozinho, a sua aprendizagem e educação, acontecem em um contexto social. Mas esse fato não quer dizer que a aprendizagem do ser humano é exclusiva e necessariamente produzida pela ação de terceiros, e que, outras pessoas o educam.
Nós nos educamos uns aos outros, à medida que interagimos, quando tentamos nos transformar em adultos independentes e competentes, capazes de definirmos nossos objetivos e traçarmos os caminhos a percorrer. Portanto, aprender é imitar, buscar, descobrir novas coisas, interagir com o meio, transformar e construir projetos de vida autonomamente.


0 Comments:

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home